Mandatárias

A Psicóloga por trás da Margarida

Sou Psicóloga há 44 anos e iniciei o meu trabalho como psicóloga focada na clínica e na doença mental,  no serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria. Cedo descobri dois amores que se tornaram uma paixão pela profissão: por um lado pelo trabalho “de rua” na comunidade, um trabalho preventivo que melhorasse a vida e a saúde psicológica das pessoas nomeadamente dos mais novos, e por outro lado o meu fascínio absoluto pela investigação, pelas práticas psicológicas guiadas pela ciência e pelo que a ciência psicológica pode ser útil a melhorar a vida das pessoas. Tem sido essa a minha vida profissional. 

Os meus tópicos favoritos: os jovens e a promoção da saúde psicológica, os jovens a cidadania ativa e participação social; os jovens no espaço intergeracional e planetário, as políticas públicas amigas do cidadão.

+Equidade

+Diversidade

A Psicóloga por trás da Carolina

Sou Psicóloga há 2 anos e meio e, desde então, o meu percurso tem sido ligado à investigação. Por isso, a minha identidade enquanto Psicóloga é inseparável da minha identidade enquanto investigadora. Sou movida pela curiosidade, pela vontade de saber mais, pelo rigor que sustenta o método científico. Mas, acima de tudo, sou movida pelo propósito, pelo fim último que dá força a qualquer projeto de investigação – que é o de contribuir, com novo conhecimento, para o bem-estar das pessoas.

Em particular, nos últimos dois anos, tenho-me dedicado a estudar sobre a transição para a parentalidade e o envolvimento dos pais (homens) nos cuidados da criança. Tenho a grande ambição e desejo de apoiar familias e pais a viverem esta transição abraçando as emoções que caracterizam esta grande mudança.

+Justiça Intergeracional

+Participação