Assembleia de Representantes – Norte
Isabel Soares
Candidata
CP 8543
Psicóloga (especialidade Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia) e membro do Conselho Nacional de Psicólogos da OPP. Professora Catedrática da Escola de Psicologia (EPsi) da Universidade do Minho, antiga Presidente da EPsi e atualmente Presidente do Conselho de Escola e membro do Conselho Geral da Universidade do Minho. Diretora do Mestrado em Psicologia Clínica na Infância e Adolescência e coordenadora do Grupo de Estudos de Vinculação e Parentalidade, integrado no Centro de Investigação em Psicologia. A sua investigação inscreve-se no domínio da vinculação e psicopatologia do desenvolvimento, coordenando estudos sobre o desenvolvimento de crianças e famílias em situação de elevada adversidade psicossocial. Os seus projetos têm sido financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Fundação Bial, tem publicações em livros e revistas científicas nacionais e internacionais, tendo orientado dezenas de teses de mestrado e doutoramento. Foi a Investigadora Responsável pela candidatura à FCT do Laboratório Colaborativo ProChild, sendo atualmente Presidente da Direção. O ProChild CoLAB recebeu o Prémio Direitos Humanos 2013 atribuído pela Assembleia da República, reconhecendo o trabalho desenvolvido no combate à pobreza e exclusão social na infância e os contributos para políticas públicas de defesa dos direitos das crianças, através de uma abordagem científica transdisciplinar e articulação com várias entidades dos setores público e privados. Recebeu o Prémio Mérito Científico 2024 pela Universidade do Minho, o Prémio Interação com a Sociedade 2024 pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho, o Prémio Ibérico de Psicologia 2023 pela Ordem dos Psicólogos Portugueses & Associação Espanhola de Psicologia, o Prémio Investigação 2017 pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho e o Prémio Interação com a Sociedade 2016 pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho.
Maria Ducharne
Candidata
CP 15012
Psicóloga (Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação e Psicologia Comunitária), Professora Associada e Coordenadora da área de Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano do Mestrado em Psicologia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Membro integrado do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), Membro do Conselho Consultivo do CPUP; Investigador responsável pelo Grupo de Investigação e Intervenção em Acolhimento e Adoção. Investigadora principal do projeto AdoPt- Follow-up em Pós-Adoção: Capacidades, Dificuldades e Necessidades de Famílias Adotivas Portuguesas. Especialista na investigação em Proteção e Direitos da Criança. Orientadora de Mestrados e Doutoramentos em temas de Proteção da Criança. Autora de mais de uma centena de publicações (artigos científicos, capítulos de livros, relatórios e guias técnicos, pareceres sobre projetos-lei) Coordenadora do Conselho Consultivo da Direção Regional Norte da OPP 2021-2024
Luís Pimentel
Candidato
CP 2331
Licenciatura na FPCEUP. Assessor Superior do Ramo Psicologia Clínica da carreira TSS. É Coordenador do Centro Integrado de Saúde Sexual, do Centro de Cuidados de Saúde Primários Porto Ocidental da ULS Santo António. Após 16 anos no Hospital Magalhães Lemos, exerce nos CSP onde foi pioneiro e responsável pela organização dos serviços de psicologia nos Centros de Saúde do distrito do Porto. Atualmente, desempenha funções clínicas na área do aconselhamento e prevenção da infeção VIH/SIDA e foi Coordenador do CAD Porto. Integrou a coordenação de diversas equipas de missão na ARSN, entre as quais: Grupo de Formação da Psicologia, que dinamizou formação contínua e Grupos de Intervisão; Linha Apoio Psicológico ARSN/LAP. Foi docente do ISMAI, entre 1996 e 2012. Foi dirigente associativo na FPCEUP e membro da Direção Nacional da APPORT, onde participou ativamente no processo que conduziu à criação, em 1994, do Ramo de Psicologia Clínica na carreira TSS. Membro da AR OPP (2010/2016 e 2021/24).
Gabriela Silva
Candidata
CP 26715
Gabriela Silva terminou o Mestrado Integrado em Comportamento Desviante e Justiça no ano de 2020. Realizou o seu Ano Profissional Júnior na Teach For Portugal, colaborando durante dois anos no Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste. Atualmente colabora na Clínica Desafios Terapias em que acompanha e realiza avaliações neuropsicológicas a crianças e jovens com várias problemáticas. Desenvolve também grupos terapêuticos, ações de promoção de competências parentais e espaços de partilha para pais. Também colabora na Associação Compassio em que trabalha com público sénior que vive em situação de isolamento. Dinamiza ações de formação e capacitação a adultos e a crianças e jovens em contexto educativo. Recentemente ingressou no Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira como psicóloga escolar. No associativismo, foi Secretária e Vice-Presidente do Parlamento Europeu dos Jovens. Desenvolveu o programa cientifico de dois congressos internacionais para estudantes de psicologia.
Marta Bastos
Candidata
CP 3042
Psicóloga da Educação no Colégio de Nossa Senhora do Rosário, onde desenvolve ações desde a avaliação e intervenção psicológica, ao desenvolvimento socioemocional/vocacional e à formação e consultoria. É orientadora de estágios curriculares/profissionais de Psicologia e colabora na conceção, desenvolvimento e implementação de projetos educativos. Tem Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais e Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira. Foi membro da Assembleia de Representantes da OPP (2013-2016) e participou no grupo de trabalho para Preparação da Especialidade em Psicologia da Educação. É licenciada e doutorada em Psicologia pela FPCEUP (área de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos), sendo o tema do seu Doutoramento A Solidão e os Processos de Vinculação nos Jovens e sua inter-relação com a utilização da Internet. É psicóloga em contexto clínico e autora de publicações e comunicações na área da Solidão, Vinculação e Desenvolvimento Vocacional.
Ana Mota Teles
Candidata
CP 14467
Possui o curso de Doutoramento em Neurociências pela Universidade do Porto e é Especialista em Psicologia Clínica e Saúde, Membro Efectivo da OPP (integrante dos Órgãos Nacionais), membro da APM, membro internacional da APA e detentora do certificado Europsy. É Auditora da Defesa Nacional Portuguesa, Especialista em Análise de Veracidade e Formadora da OPP em Gestão de Crises Humanitárias e Psicologia da Paz. Dedica-se há 9 anos à investigação em Psicologia e Neuropsicologia do Terrorismo, tendo recebido prémios de excelência, incluindo a apresentação de estudos ao Ministro da Defesa. Co-fundadora do Instituto de Psicologia da Paz de Moçambique e Assistente Convidada na Universidade Eduardo Mondlane, tem formação pela Georgetown University e Université du Louvain, entre outras. Colaborou com a NATO, publicou em diversos meios e participa em debates televisivos. É Perita Externa da Comissão Europeia, participante da RAN e membro da The Counter Extremism Hub.
Alberto Rocha
Candidato
CP 9932
Professor Adjunto Convidado no ISCE Douro. Licenciado em Psicologia, Mestre e Doutorado em Ciências da Educação, especialidade em Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho, com pós-doutoramento na Universidad de La Laguna, Espanha. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialista em Psicologia da Educação, Necessidades Educativas Especiais e Intervenção Precoce, integrou a Assembleia de Representantes. Com título EuroPsy, preside à ANEIS e coordena o Programa PEDAIS. Diretor da revista Sobredotação, foi coordenador do Projeto PISTA e do Observatório para a Sobredotação e Talento. Representa Portugal na REINEVA e integra o Conselho Editorial da Talincrea. É investigador no CEG-UAb, CI-ISCE e CIPsp, na Argentina. Membro da APA, ECHA e WCGTC, publicou 15 livros em coautoria e vários artigos sobre sobredotação, criatividade, funções executivas, diversidade de talentos, competências socioemocionais e formação de professores.
Maria Do Céu Taveira
Candidato
CP 11947
Psicóloga, especialidade em Psicologia da Educação, Doutorada em Psicologia da Educação, membro de diferentes grupos de trabalho da OPP. Professora Associada da Universidade do Minho, Coordenadora do Laboratório de Aprendizagem, Instrução e Carreira e do Grupo de Investigação sobre Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento. Diretora Adjunta da Associação de Psicologia da Universidade do Minho, Membro do ObservatoriUM da Reitoria da UMinho, representante da Escola de Psicologia no Conselho Cientifico e Editorial da UMinho Editora. Consultora cientifico técnica no domínio da intervenção psicológica na carreira em diferentes Comunidades Intermunicipais. Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento de Carreira, fundadora e membro de outras associações cientificas e profissionais no domínio da Psicologia.
Sara Almeida e Sousa
Candidata
CP 9168
Licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho (2001), com prática profissional nas áreas clínica, da justiça e das organizações. Detém Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde, Especialidade Avançada em Psicologia da Justiça e Certificado Europeu de Psicologia–EuroPsy. Membro eleito da Assembleia de Representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses (2020-24). É Diretora de Recursos Humanos, Comunicação e Imagem na Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, integra o Grupo de intervenção em Riscos Psicossociais da Faculdade de Medicina da universidade do Porto, Psicóloga na Clínica Médica de São Bento de Santo Tirso e Psicóloga Consultora na Associação de Santo Tirso de Futsal. Orienta estágios académicos de Licenciatura e Mestrado em Psicologia e estágios profissionais de acesso à OPP. Desempenhou funções de Coordenadora Técnica e Operacional de Casa de Abrigo (2004-19) e Centro de Emergência (2013-19) para vítimas de violência doméstica.
Tânia Pires
Candidata
CP 3920
Psicóloga, mestre e doutorada em psicologia da saúde (Univ. Minho), especialista em Psicologia Clínica e Saúde, Educação e Comunitária (OPP), psicoterapeuta psicanalítica relacional (em formação), supervisora (OPP). Membro da EuroPsy, APA e IARPP. Experiência profissional: Escolas, Saúde e Clínica Privada, IPSS, formação profissional (acreditação IEFP e CPCFC) e ensino superior (ISET, ISLA, UTAD), orientação de estágios curriculares e profissionais participação em projetos de investigação e em eventos científicos nacionais e internacionais com comunicação e publicação, membro de conselhos pedagógicos ou científicos (Ensino Básico e Superior, PsiRelacional); coordenou, organizou e integrou comissões científicas de congressos, jornadas e workshops. Coordena o SPO e o acolhimento escolar de alunos migrantes, elemento da EMAEI. Membro da Assembleia de Representantes (OPP – 2020/24), integrando grupos de trabalho: exercício da psicologia em contexto escolar e código deontológico.
Gustavo Mendes
Candidato
CP 7616
PhD e Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com MBA e Pós-graduação em Empreendedorismo pela Porto Business School. Tem mais de 17 anos de experiência em marketing e gestão de marcas. Atualmente, é fundador e Diretor da Ichika Brand Consulting, professor convidado da Porto Business School e vogal do Conselho Fiscal da OPP. Foi Coordenador da Área de Customer Management na Universo (Sonae/Bankinter) e Diretor Corporativo de Marketing no Grupo Primor. Antes disso, ocupou o cargo de Diretor de Marketing do Grupo NewCoffee, onde geriu marcas como Lavazza, Bogani, Sanzala, Caffècel, A Caféeira e a Novo Dia. Trabalhou também como Brand Manager no Grupo Ibersol, gerindo marcas como Pizza Hut, Pans & Company e Pasta Caffé. Co-fundou a Neoscopio, uma spin-off da Universidade do Porto, onde foi Gestor de Marketing. Exerceu ainda como professor convidado no Mestrado em Psicologia e como psicólogo clínico na FPCEUP.
Catarina Lobo
Candidata
CP 12077
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.Especialista em Psicologia da Educação.Exerce funções de Psicóloga no Colégio Nossa Senhora de Lourdes,onde coordenou o SPO e a EMAEI.Integra o grupo de intervisão de psicólogos do ensino privado E.Psis_Porto.Foi Mediadora Pessoal e Social no IEFP,formadora externa na FPCEUP,onde colaborou com o Centro de Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança,no âmbito do projeto Brincando com a Matemática, que implementou e supervisionou em diferentes contextos educativos.Tem um percurso ligado à participação cívica. Atualmente, é deputada na Assembleia Municipal de Valongo, onde integra os Conselhos Municipais da Juventude e da Educação. Interrompeu a sua vida profissional para ser deputada à Assembleia da República na XV Legislatura. Integrou as Comissões de Educação e Ciência, Trabalho, Segurança Social e Inclusão e Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.
Vânia Sousa Lima
Candidata
CP 4653
Psicóloga, Professora Auxiliar da Universidade Católica Portuguesa (Faculdade de Educação e Psicologia) e Visiting Academic da University of Saint Joseph. Realizou o seu Doutoramento em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho. Investigadora colaboradora no Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano, é membro da equipa do U©P2 Mental Health (Programa de Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior – DEGESD). Foi Presidente do Psychology International Research Group (International Federation of Catholic Universities – IFCU) e é membro do Scientific Research Council – IFCU. Actualmente integra o Working Group 3 “Family Life” da SACRU Alliance.
António Salema
Candidato
CP 8489
Coordenador do Centro Clínico, Dr. António Américo Salema, psicólogo clínico e terapeuta sexual, tem uma vasta experiência no mundo da saúde mental e da sexologia. Licenciado em Psicologia Clínica e da Saúde. Psicoterapeuta de inspiração Psicanalítica. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Sexologia Clínica e Psicologia Comunitária pela OPP. Orientador de estágios em Psicologia Clínica e da Saúde para a OPP. Iniciou a sua carreira na ARS Norte, com passagem pela ex-sub Região de Saúde de Bragança como Técnico Superior de Saúde na área da Psicologia em cuidados primários. Terapeuta Sexual pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Exerce prática privada em contexto hospitalar na região Norte de Portugal. Organizador e preletor em vários colóquios, programas de rádio, conferências e seminários no âmbito da Sexualidade Humana, Violência Doméstica e Igualdade de Género, assim como formação dada nesta área. Presidente da Direção da Associação Território de Afetos
Rute Fernandes
Candidata
CP 9460
Rute Isabel Fernandes é psicóloga clínica, pós-graduada em Neuropsicologia Clínica e em Neuropsicologia e Envelhecimento, e doutoranda em Neurociências pela Universidade de Salamanca, onde desenvolve uma tese sobre o desenvolvimento das funções executivas em crianças. Desde 2013, atua como técnica superior na Câmara Municipal de Gondomar, integrando uma equipa multidisciplinar dedicada à promoção do sucesso escolar em projetos como o PIPSE e o PRR, coordenando iniciativas de intervenção psicossocial em contexto escolar. Participa no projeto internacional “Make It Thrive” do Erasmus+, focado na saúde mental escolar. Detentora do certificado EuroPsy em Psicologia e membro da American Psychological Association, tem uma vasta prática em mediação escolar, formação e projetos sociais. Com experiência internacional como coordenadora de equipas no Reino Unido, manteve-se ao longo da sua carreira ativa em voluntariado e em iniciativas voltadas para a educação, saúde mental e inclusão social.
Gabriela Moita
Candidata
CP 7090
Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta e Psicodramatista. 2001 – Doutoramento em Ciências Biomédicas, no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, com o título “Discursos sobre a homossexualidade no contexto clínico: “A homossexualidade de dois lados do espelho” sob a orientação dos Professores Doutores Júlio Machado Vaz e Félix López. Aprovado por unanimidade. 1995 – Doctorado em Sexologia orientado pelo departamento de Psicologia Evolutiva da Faculdade de Psicologia da Universidade de Salamanca.; 1987 – Curso de formação como Directora de Psicodrama Moreniano com a Sociedade Portuguesa de Psicodrama; 1987 – Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Prémio Arco-Íris 2003: Recebe da Associação Ilga Portugal, Associação de defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transgénero, o Prémio Arco-Íris “em econhecimento do seu contributo para uma democracia mais aberta, inclusive e verdadeira, baseada na valorização da diversidade e na igualdade de direitos.”.
Teresa Fernandes
Candidata a Suplente
CP 19296
Mestrada em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto em 2009. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Justiça pela OPP. Diretora-Técnica de uma Casa Abrigo para Vítimas de Violência Doméstica desde Julho de 2022. Diretora-Técnica de um Centro de Emergência para Vítimas entre 2018 e 2022. Psicóloga no Núcleo de Atendimento às Vítimas do Distrito de Bragança entre 2008 e 2022. Responsável pela execução de projetos financiados pelo POPH e Portugal2020 entre 2013 e 2022. Docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança desde 2009 em várias Licenciaturas e Mestrados. Orientadora de Dissertações de Mestrado de Educação Social e membro de júris. Orientadora de estágios curriculares de Educação Social. Orientadora de estágios à OPP. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho e pelo IEFP.
Filipa Felgueiras
Candidata a Suplente
CP 29828
Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). A sua prática profissional debruça-se sob a intervenção psicológica individual no Serviço de Consulta Psicológica da FPCEUP e em contexto privado, junto de crianças, adolescentes e famílias, como também na intervenção psicológica comunitária em contexto escolar. O seu percurso académico e profissional pautam-se por uma marcada participação e envolvimento associativo, no âmbito local (Associação de Estudantes da FPCEUP), nacional (Associação Nacional de Estudantes de Psicologia – ANEP) e internacional (Comissão Organizadora do 37º Congresso da European Federation of Psychology Students’ Associations- EPFSA).