Margarida Sobral

Candidata a Secretária

CP 3172

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, Universidade do Porto; Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, Universidade do Coimbra; Doutorada em Gerontologia e Geriatria, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto; Mestre em Gestão e Economia de Serviços de Saúde pela Faculdade de Economia, Universidade do Porto; Graus de especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicogerontologia, Neuropsicologia e Psicoterapia reconhecidos pela OPP; Psicóloga Clínica, Assessora Superior da Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde, desempenha funções no Serviço de Psicogeriatria, Hospital de Magalhães Lemos, Unidade Local de Saúde de Santo António; Coordenadora da Unidade de Psicologia Clínica (ULSSA); Atual vogal do Conselho de Especialidade – Psicologia Clínica e da Saúde; Investigadora integrada no CINTESIS@RISE; Docente convidada ICBAS; Formadora na área do envelhecimento e da psicogeriatria.

Ricardo Gonçalves Barroso

Candidato a Vogal

CP 185

Professor Associado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Justiça. Tem contribuído para a investigação e intervenção clínica na área da agressão e violência interpessoal, através do desenvolvimento de intervenções psicológicas especializadas, publicando mais de 100 artigos em revistas científicas e diversos capítulos de livros. Investigador do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Participação no Grupo de Trabalho sobre Psicoterapia, Evidência Científica e Medicina Forense, no Grupo de Trabalho para a Intervenção do Psicólogo em Contexto de Sexualidade e no Grupo de Trabalho para a operacionalização da colaboração entre a OPP e a DGRSP​. Membro do Grupo VITA, grupo técnico nomeado pela Conferência Episcopal Portuguesa para coordenar a resposta da Igreja aos abusos sexuais na Igreja Católica. Atual Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça.

Ana Nunes da Silva

Candidata a Vogal

CP 3013

Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Especialista em Psicoterapia pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa. Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Lisboa. É actualmente Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Investigadora Integrada no Centro de Investigação em Ciência Psicológica (CICPSI). A sua prática clínica tem estado ligada às áreas da saúde mental e dos comportamentos aditivos. Tem experiência em ambulatório e internamento, no âmbito do aconselhamento, psicoterapia, intervenção na crise, avaliação psicológica e grupos psicoterapêuticos. É supervisora de casos clínicos. Membro do board of country coordinators da Society for Psychotherapy Research. Membro da Comissão de ética e deontologia da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Coordenadora do Grupo de trabalho da Ordem dos Psicólogos Portugueses no âmbito do Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS).

Sofia Lourenço

Candidata a Vogal

CP 40

Doutorada em Ciências Sociais – na área da Vinculação, Funcionamento Familiar e Conjugal nos Comportamentos Aditivos e Dependências;Mestre em Psicologia Clínica; Especialista por equiparação ao estágio da carreira de TSS pela ACSS; Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde;Diplomada em Terapia Familiar; Psicologia Forense;Gestão de Projetos;e Metodologias de Investigação. Desde 2005 que desempenhou funções em unidades de Saúde do SNS desde os cuidados de saúde primários(ARS Norte) aos hospitalares- CHUC (Patologia Dual, Saúde Mental Comunitária); ao Instituto da Droga, na prevenção e no tratamento(Unidade de Alcoologia Norte); dirigente de Unidade de Intervenção Local (CRI de Bragança); e vogal do SICAD na área da Dissuasão da Toxicodependência nas Comissões de Coimbra e do Porto; atualmente, Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências(ICAD),onde se mantém como psicóloga clínica na CDT do Porto. Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Alcoologia(desde 2017).


Celina Manita

Candidata a Suplente

CP 1263

Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), faculdade na qual obteve a Licenciatura e o Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia do Comportamento Desviante. Directora do Gabinete de Estudos e Atendimento a Vítimas (GEAV) da FPCEUP. Psicóloga (consulta psicológica de vítimas de crime e de agressores/ofensores, em diferentes tipos de crimes e em todas as faixas etárias) e Perita Forense (perícias de personalidade e outras modalidades de avaliação psicológica forense solicitadas pelo INML, Tribunais/MP e DIAP) do GEAV. No GEAV desenvolve e coordena ainda projectos de investigação sobre as dinâmicas da violência/relação agressor-vítima, violência doméstica/familiar/conjugal, maus tratos a menores, abuso sexual, intervenção com vítimas e intervenção com agressores, avaliação psicológica forense nos casos de abuso sexual de menores, vitimação secundária no contacto com o sistema de justiça, entre outros. É membro do Centro de Ciências do Comportamento Desviante (CCCD) desta Faculdade e investigadora do Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde (CIPCDS), centro de investigação da FCT. É docente nos níveis da Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Psicologia da FPCEUP e colabora com Licenciaturas e Mestrados de outras Faculdades em diferentes áreas, designadamente Medicina Legal, Direito e Serviço Social. Coordenadora do Mestrado em Psicologia do Comportamento Desviante – Violência, Crime e Vítimas da FPCEUP. Representante de Portugal num grupo de Peritos do Conselho da Europa para as questões da Intervenção em Agressores. Tem-se dedicado à docência, à investigação e à formação nas áreas da criminalidade, vitimação, agressão e violência, insegurança urbana, prostituição, usos de drogas e toxicodependências, relações droga-crime. Tem desenvolvido diversos projectos de investigação nestes domínios. Tem publicações em livros e revistas nacionais e internacionais e participações em múltiplos congressos, conferências e outras reuniões científicas, nacionais e internacionais.

Susana Amaral

Candidata a Suplente

CP 744

É especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, com especialidades avançadas em Psicologia Comunitária, Psicogerontologia e Necessidades Educativas Especiais. Licenciada pela FPCEUP, possui Mestrado em Toxicodependência e Patologias Psicossociais pelo ISMT e uma Pós-Graduação em Avaliação Psicológica Forense pelo ISPA. Complementou a sua formação com a especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais (INSPSIC), fez Supervisão Clínica pela Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Realizou o programa MBSR (Mindfulness-Based Stress Reduction Program) e tem formação de Nível I em Terapia Focada nas Emoções e Iniciação à Psicoterapia Corporal Biodinâmica. Também é certificada em Prevenção dos Riscos Psicossociais (níveis I e II). Atualmente, é Psicóloga Clínica na ULS Viseu Dão-Lafões, Perita em Psicologia Forense no INMLCF e formadora no Instituto CRIAP, acumulando cerca de 20 anos de experiência na área social (IPSS).